A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), tem atuado para melhorar o ambiente necessário para aquele que deseja empreender e, consequentemente, favorecer a economia da cidade gerando emprego e renda.
Com foco no fomento ao empreendedorismo e atração de investimentos da Cidade, a Prefeitura tem contribuído com o fortalecimento dos micro e pequenos empreendimentos. Isso se refletiu nas ações do Programa de Empreendedorismo Sustentável, que já realizou mais 80 mil atendimentos entre 2014 e 2017. Nesse sentido, importantes parcerias foram firmadas, oferecendo aos empreendedores formalização, acesso ao microcrédito, capacitação gerencial, além de apoio na comercialização e consultorias dos negócios, objetivando a diminuição da informalidade e melhoria na gestão dos negócios. Para alcançar o maior número de beneficiados, as Salas do Empreendedor disponibilizam esses serviços em diversos bairros e Secretarias Regionais da Cidade.
Como apoio à comercialização, o projeto Feira de Pequenos Negócios de Fortaleza oferece espaço para vendas de produtos, respondendo a uma necessidade fundamental dos pequenos produtores do Município. Desse contato com o artesão surgiu a necessidade de ampliar a divulgação de produtos de forma atrativa e com as melhores estratégias de comercialização.
Para isso, o projeto E- Artesanato de Fortaleza reuniu num único site o trabalho desenvolvido pelos artesãos cadastrados na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico. Além de divulgar produtos, a proposta do novo catálogo virtual é apresentar com exclusividade os materiais utilizados e as especificidades de cada artigo, bem como conhecer quem produz, aproximando o consumidor do artesão. A ferramenta também permitirá o compartilhamento em redes sociais, facilitando o trabalho de quem gerencia o próprio negócio.
Divulgar a produção artesanal do município e valorizar o pequeno empreendedor. Essas ações incentivarão a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico de Fortaleza.